Notícias

Home / Notícias

Icone do calendário

12 de abril de 2021

Mudanças no Código Brasileiro de Trânsito

No ano passado, foram aprovadas mudanças no Código de Trânsito Brasileiro. E os motoristas devem ficar atentos às principais alterações, que entram em vigor a partir de hoje.

Uma das mudanças mais marcantes é que passa a ser obrigatório o uso das populares cadeirinhas ao transportar crianças menores de 10 anos ou com menos de 1,45m de altura, utilizando equipamento adequado para tal. Em motocicletas, fica proibido o transporte de crianças com menos de 10 anos e sem condições de cuidarem da própria segurança.

Outra mudança importante tem a ver com a suspensão da CNH. Agora, o limite é de 40 pontos caso não haja infração gravíssima no período de 12 meses. Se houver uma infração gravíssima, o limite cai para 30 pontos. E se o motorista cometer duas infrações gravíssimas, o limite para ter a CNH suspensa será de 20 pontos.

Quanto à validade da CNH, ela passa a ser de 10 anos para condutores com até 50 anos. Entre os 50 e 70 anos de idade, a carteira de habilitação terá validade de 5 anos. Após isso, a validade será de 3 anos, podendo variar conforme critério médico.

As novas regras do CTB também impactam aqueles que ainda não tiraram a CNH. Isso porque retiraram a obrigatoriedade de aulas práticas durante o período noturno para a obtenção da Carteira Nacional de Habilitação.

Também houve mudanças importantes no caso das infrações. Se o motorista não tiver cometido nenhuma delas no período dos últimos 12 meses, a penalidade leve ou média deverá ser imposta por meio de advertência por escrito, sendo passível de ser aplicada uma multa.

Para fins de identificação, fica dispensado o porte de CNH, que poderá ser verificada por meios digitais. O exame toxicológico segue obrigatório de ser realizado a cada dois anos e seis meses para obtenção e renovação das categorias C, D e E. Em rodovias, a obrigatoriedade da utilização de luz baixa durante o dia valerá apenas nas de pistas simples.

Fique atento às novas leis em vigor para dirigir com segurança, sem medo de autuações.

Icone de titulo

Faça um comentário

Comentário enviado com sucesso.

Aguarde à aprovação do mesmo!

Houve um erro ao enviar seu comentário.

Icone de carregamento
Icone de titulo

Nosso
endereço

Icone de titulo R. Frei Gaspar, 1431 - Centro, São Vicente - SP, 11340-000

Icone telefone (13) 3379-CLIQUE

Icone de titulo (13) 9 9795-CLIQUE

Icone de titulo Horário de funcionamento:
Seg a Sex das 07:30 às 19:00
Sábado das 07:30 às 13:00