Detran-SP possibilita identificação de condutor por selfie

Feliz Páscoa
abril 1, 2018
CNH digital já pode ser usada em todo o país
maio 2, 2018
Exibir todos

Detran-SP possibilita identificação de condutor por selfie

Dono do veículo pode enviar as informações pelo site do órgão. Serviço não contempla multas recebidas nas estradas.

O Departamento Estadual de Trânsito de São Paulo (Detran-SP) disponibilizou no seu site www.detran.sp.gov.br uma ferramenta na qual o motorista poderá indicar o real condutor da multa recebida e acompanhar o andamento da análise do recurso.

O sistema é válido para indicar condutores responsáveis apenas nas infrações de trânsito registradas pelo Detran-SP em todos os municípios do estado. A Polícia Militar é a responsável por multar em nome do Dentran-SP.

Não é possível indicar o real condutor em multas emitidas por outros órgãos, como Companhia de Engenharia de Tráfego (CET), Polícia Rodoviária Federal (PRF) e Departamento de Estradas de Rodagem (DER).
A multa de trânsito é sempre vinculada ao cadastro do veículo e cobrada do proprietário. É o proprietário do veículo quem deve indicar os dados do condutor que sofreu a multa quando não tiver sido cometida por ele. Isso permite que os pontos sejam inseridos na Carteira Nacional de Habilitação (CNH) correta. Caso contrário, o dono do veículo será considerado o responsável pela infração e receberá os pontos.

O Detran informa que também verifica se a assinatura e a foto do condutor indicado correspondem ao cadastro que está no sistema quando ele tirou a habilitação.

Se o dono do veículo enviar o recurso pelo correio ou pessoalmente em um posto do Detran, o documento será digitalizado e inserido no Sistema Integrado de Multas.

 

Fonte: G1

Os comentários estão encerrados.