4 dicas para comprar um carro usado

10 passos para manter o carro sempre limpo e com cara de novo
março 22, 2017
exame toxicologico
Motoristas pedem rebaixamento de categoria da CNH para fugir do teste toxicológico
março 29, 2017
Exibir todos

4 dicas para comprar um carro usado

comprar carro usado dicas

É muito comum que quem acaba de tirar sua CNH A e B, ou está tirando sua CNH A e B, procure em seu primeiro carro um usado. Isso se justifica principalmente pela opção de pagar um valor menor, visto que o primeiro carro envolve muito de aprendizado e descoberta do motorista.

Mas antes de procurar seu carro usado, veja a lista de dicas que separamos para não haver erros na compra.

Compare preços e fuja de ciladas

A internet permite realizar buscas muito mais rápidas e aprofundadas sobre o preço médio de um determinado veículo no mercado de usados, incluindo dados específicos por versão e ano-modelo. A Tabela Fipe é um bom ponto de partida, mas nem sempre seus valores são condizentes com o praticado no mundo real. Vale incrementar a pesquisa com dados de classificados online, por exemplo. Mas suspeite de qualquer oferta muito abaixo do padrão, pois pode indicar um automóvel avariado ou de procedência duvidosa.

Verifique histórico do carro

A pesquisa pelo histórico do carro pode ser feita de forma fácil junto a Detran do seu Estado, basta solicitar ao vendedor dados como numeração de chassi, placa, Renavam, etiquetas e até numeração dos vidros. Tais dados ajudam a detectar possíveis fraudes, histórico de multas, situação em relação a pagamento de impostos e até se o carro já se envolveu em algum acidente. Se o vendedor se recusar ou enrolar para passar os dados? Desconfie!

Estado dos equipamentos

É possível verificar se um usado está em bom estado, pelo menos por dentro, sem muitas dificuldades: estofamento dos bancos, revestimentos, carpetes, tapetes, vãos das portas e borrachas de vedação denunciam se o carro está bem conservado ou até se foi danificado em uma enchente. Constatar a situação do conjunto mecânico, incluindo motor, câmbio, suspensões, possíveis vazamentos de fluidos e desgaste de peças em relação à quilometragem apontada também é importante, mas para isso, o ideal é procurar um mecânico de confiança, caso você não entenda de mecânica.

Veja o que os atuais donos dizem

Outra dica importante é saber quais são os problemas mais frequentes apresentados pelo modelo de automóvel que você deseja adquirir. Para isso a internet novamente surge como uma ótima fonte de pesquisa. Fóruns e grupos de redes sociais como o Facebook são muito valiosos, pois você pode ver todas as críticas e conversar com os donos daquele modelo e descobrir eventuais problemas que só aparecem com o tempo.

 

Quer tirar sua CNH A ou CNH B? Faça sua matrícula aqui na Auto Escola Asa Branca, melhor Auto Escola na Baixada Santista, com a frota mais completa de São Vicente.

Os comentários estão encerrados.